sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Vergínio Cerutti-CIEP- Frederico Westphalen

1.Programa Mais Educação
             O Programa Mais educação foi instituído pela Portaria Interministerial   n o 17/2007 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral.
    Trata-se de construção de uma ação intersetorial entre as políticas públicas educacionais e sociais, contribuindo, desse modo, tanto para a diminuição das desigualdades educacionais, quanto para a valorização da diversidade cultural brasileira.
           Essa estratégia promove a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores. Isso porque a Educação Integral, associada ao processo de escolarização, pressupõe a aprendizagem conectada à vida e ao universo de interesse e de possibilidades das crianças, adolescentes e jovens.
  
2.        Justificativa:
     Hoje, o que se vê é uma sociedade voltada para o bem comum. Que continua em transformação, mas que busca maneiras alternativas que contribuam no processo de reestruturação social e cultural.
     A sociedade pode tornar-se melhor com projetos que impulsionem a escola cidadã, como o Programa Mais Educação, que possibilita a todos uma maior consciência da nossa cultura, a afirmação da identidade e um sentimento de responsabilidade coletiva.
     Educar para participar no mundo globalizado de forma crítica, reflexiva e emancipatória, onde os conteúdos se vinculem aos contextos culturais, étnicos, sociais, econômicos, para que assim os alunos possam assumir com consciência uma identidade e aprender a conviver com a diversidade e a humanização.
     Nossa escola aderiu ao Programa Mais Educação, por ser uma escola de periferia, inserida em uma comunidade de baixa renda, cuja parcela de pais ou responsáveis passam a maior parte do dia no trabalho e muitos deixam de realizar o acompanhamento necessário ao bom desempenho escolar de seus filhos.
Diante da realidade exposta, o Programa Mais Educação trouxe uma proposta encorajadora, criando uma expectativa de resgatar das ruas e amenizar a ociosidade das crianças, dos adolescentes e dos jovens e ajudar a minimizar os problemas relacionados a doenças sociais como a prostituição, a marginalização, as drogas e até mesmo o desemprego.
     Nossa escola sempre buscou alternativas para melhorar a qualidade de vida dos alunos e da comunidade escolar em vários aspectos, tais como, psicológico, afetivo e social. A responsabilidade de educar um indivíduo e transformá-lo é peça fundamental numa sociedade e deixou de ser apenas papel da família e passou a ser também responsabilidade da escola.
     O Plano de Ação da Escola de Ensino Fundamental Vergínio Cerutti – CIEP, objetiva sistematizar a execução do Programa Mais Educação com ações voltadas aos alunos, criando espaços e oportunidades para que estes possam ter a possibilidade de interagir e socializar, melhorando seu desempenho no processo de aprendizagem e também, como um estreitamento de laços e responsabilidades entre as crianças, adolescentes e jovens atendidos com a escola e a família.        
3.        Objetivos:
4.1. Objetivo Geral: Ampliar o tempo de permanência dos alunos na escola para melhorar o desempenho escolar e contribuir na sua formação integral.
4.2. Objetivos Específicos:
4.2.1. Atender crianças, adolescentes e jovens com uma proposta pedagógica de  currículo diferenciado e ampliado, que contribua para a formação integral do aluno.
4.2.2. Valorizar a formação humana na sua globalidade, considerando o sujeito nas suas várias dimensões: física, psíquica, cognitiva, afetiva, estética, social, emocional, dentre outras.
4.2.3. Oportunizar ações educativas de fortalecimento da formação cultural das crianças, adolescentes e jovens, como também da aproximação da escola com a comunidade.
 5.Formas de atuação:
5.1. Mobilização: Sensibilizar e engajar a comunidade escolar em torno da causa: Programa Mais Educação.
      5.2. Qualificação: Operar junto aos professores, alunos de ensino fundamental, a  comunidade escolar e oficineiros.
5.3. Ação: O programa se desenvolverá na escola com recursos humanos já existentes e com a convocação de dez (10) horas/a para uma professora assumir as aulas da coordenadora do programa. Foi solicitada uma merendeira para fins específicos e os oficineiros/monitores serão contratados com os recursos financeiros já a disposição da escola. Quanto aos materiais, estes serão adquiridos seguindo as sugestões do MEC e conforme as necessidades para o desenvolvimento eficiente de cada oficina. Alguns materiais a escola já dispunha, portanto foi redimensionado os recursos financeiros a fim de otimizá-los.
     A escola atenderá ao todo 220 alunos, distribuídos em oficinas que contemplam os macrocampos do Acompanhamento Pedagógico (Matemática), Esporte e Lazer (Recreação/Lazer, xadrez Tradicional e Taekwondo) e Cultura Digital (Informática e Tecnologia da Informação – PROINFO).
     Inicialmente, serão atendidos 162 alunos nas oficinas de Matemática e Recreação/ Lazer, com início na primeira semana de outubro de 2011. As demais oficinas iniciarão em março de 2012 com todos os alunos e os que ingressarem na escola.
     Cada turma terá no mínimo 20 alunos e no máximo 30 alunos sob a orientação de um oficineiro/monitor. Para a inclusão dos alunos no programa foram analisados os seguintes critérios: o nível de vulnerabilidade, os problemas e ou dificuldades de aprendizagem e o desejo do aluno de fazer parte do programa.
     Entende-se por crianças, adolescentes ou jovens em situação de vulnerabilidade social os que carecem de uma alimentação adequada, recebem Bolsa Família, vivem sem os cuidados de um responsável no turno oposto ao da aula e ficam várias horas na rua.
     Os problemas ou dificuldades de aprendizagem foram diagnosticados pelos professores e pelo acompanhamento pedagógico da escola.
     Há ainda alunos que não se enquadram nos aspectos anteriores, mas mostram interesse nas oficinas para ampliar o conhecimento e as habilidades e alguns, porque já participam de outros projetos desenvolvidos na escola (Coral e Desenho/Pintura). 
     A oficina de Matemática será realizada na sala de Artes, que será também usada nos dias vagos pelos demais professores das turmas regulares.
     Para a oficina Recreação/Lazer será utilizado o ginásio de esportes e as quadras externas.
     O Xadrez Tradicional será trabalhado na Brinquedoteca, que será reestruturada, com colocação de classes e demais materiais necessários.
     Para a oficina de Taekwondo será utilizado o ginásio de esportes.
     Para a oficina de Informática e Tecnologia da informação será utilizado o Laboratório de Informática, que deverá ser readaptado.
           Data de início das oficinas de Matemática e Recreação/Lazer: 04 de outubro de 2011.
         Data de início oficinas de Xadrez Tradicional, Taekwondo e Informática e Tecnologia da   Informação: março de 2012.

6. Programas/ Oficinas:
6.1. Matemática: O ensino da matemática tem passado, ao longo dos anos, por sucessivas reformas. Mesmo assim o fracasso escolar matemático continua. O objetivo desta oficina é fazer com que o aluno veja a matemática como um conhecimento que pode favorecer o desenvolvimento do seu raciocínio, de sua sensibilidade expressiva e estética e de sua imaginação (PCN’s 1997). O que se almeja é que a matemática seja um meio facilitador para a estruturação e o desenvolvimento do pensamento do aluno e para a formação básica de sua cidadania. É importante que a Matemática desempenhe, equilibrada e indissociavelmente, seu papel na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento, na agilização do raciocínio dedutivo do aluno, na sua aplicação a problemas, situações da vida cotidiana e, no apoio à  construção de conhecimentos em outras áreas curriculares.
      6.2. Recreação/Lazer: A Recreação/Lazer é uma proposta de Ensino Aprendizagem construtivista e sociointeracionista, onde a aprendizagem se dá pela interação numa dimensão individual e coletiva.
           A recreação se caracteriza por uma seqüencia de ações e atividades educativas com um objetivo, instigar processos internos de desenvolvimento mental para desenvolver a cidadania. Para que os alunos sejam capazes de produzir, reproduzir e criar o novo.
           As recreações desenvolvem habilidades, tais como: trabalha o equilíbrio, agilidade, rapidez, atenção, lealdade, tato, confiança, velocidade, resistência física, coordenação, memória, controle, força, observação, reflexão e habilidade em situações difíceis.
           A Recreação faz parte da dimensão humana, pois é um dos elementos fundamentais na socialização do indivíduo, na formação do caráter e da personalidade.

 6.3. Xadrez Tradicional: O jogo é uma das atividades mais antigas. É no jogo que o ser humano cresce e é através dele que a civilização se desenvolve. Por isso, os jogos e brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Dentro dessa filosofia a Escola desenvolverá no Programa Mais Educação, o jogo de xadrez, privilegiando o lúdico como ferramenta para o desenvolvimento do raciocínio lógico.
           A proposta pedagógica de inserir o jogo de Xadrez no processo de Ensino Aprendizagem visa preparar o aluno para que seja capaz de tomar decisões em situações que exigem o raciocínio lógico, e em busca de formar cidadãos íntegros através de uma atividade lúdica.
         
            O Xadrez auxilia na integração social, na organização do pensamento, na formação do caráter, no desenvolvimento da memória e da concentração, exercita a imaginação, assim como valoriza a iniciativa e a autonomia. No contato com os outros jogadores, a criança se integra e reconhece outros pontos de vista. Além disso, o xadrez trás os efeitos positivos que todos os esportes e jogos trazem, como, o espírito de competição, o respeito a regras e o saber lidar tanto com a vitória quanto, com a derrota.
     
      6.4. Informática e Tecnologia da Informação: Esta oficina visa melhorar a qualidade do processo de Ensino Aprendizagem, possibilitar uma educação voltada para o desenvolvimento científico e tecnológico e educar para uma cidadania global. Reforçando que a informática deve auxiliar o desenvolvimento da inteligência do aluno, bem como desenvolver habilidades intelectuais específicas.
          Esta oficina propicia o desenvolvimento de uma “Cultura Digital” na qual os alunos têm suas possibilidades de aprendizagem ampliadas pela interação com uma multiplicidade de linguagens.

6.5. Taekwondo: Taekwondo significa “caminho dos pés e das mãos através da mente”. O Objetivo do Taekwondo é através do treinamento, possibilitar ao praticante adquirir corpo e mente fortes e saudáveis, respeito, disciplina e humildade.
     Ao inserirmos o Taekwondo nas oficinas, temos o objetivo pedagógico de ensinar não só o Taekwondo como esporte, mas também como transformação do indivíduo, num processo de produção dos conceitos, colaborando para o conhecimento técnico, tático, prático e teórico. Desenvolver a autoconfiança, controle físico e mental, como defesa pessoal, ginástica para adquirir flexibilidade e saúde, um maior senso de disciplina, melhorar o rendimento escolar, a capacidade de concentração, o convívio familiar e social, reforçar as lideranças, aprender a respeitar as pessoas e fazer amizades.
     A utilização do Taekwondo como prática pedagógica auxilia a expansão do vocabulário motor, além de contribuir para as questões cognitivas, afetivas e psicomotoras.
“A prática das artes marciais, através de seus aspectos sociais, afetivos, culturais, filosóficos, educativos, de evolução motora e outros; busca o equilíbrio e a harmonia do ser”. (Viana, 1997)

“Há que reinventar constantemente a educação, o ensino, a aprendizagem, a escola, os alunos e os professores. Há que recriar o desporto, fabricando novas idéias e palavras e encorajando os homens a servir-se delas. Como tentativa de descoberta renovada do sentido da vida e da modalidade do nosso comprometimento com ele”. (Bento, 1999:06)

7.      Estratégias e recursos:   
            Após organizar os espaços, preparar o ambiente escolar para o desenvolvimento das atividades de Educação Integral, apresentar o Plano do Programa Mais Educação e a proposta de atividades à comunidade escolar, serão identificados os alunos que participarão das oficinas, que se desenvolverá no turno oposto às aulas regulares.
    O aluno, autorizado pelos pais ou responsáveis através de um termo de co-responsabilidade com a escola, deverá inscrever-se na(s) oficina(s) escolhida(s) e ou indicadas, comprometendo-se a freqüentar e participar das atividades.
    Será feito o registro dos alunos que participarão, explicitando qual foi o critério para selecioná-lo, qual a atividade de que participarão e qual o turno.
    Condições materiais em termos de equipamentos, mobiliários, materiais didáticos e serviços serão adquiridos e providenciados pela direção da escola e pela coordenadora do Programa Mais Educação utilizando recursos do PDDE/Integral.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Mais Educação CIEP

Oficinas Ofereceidas:
Taekwondo
Natação
Voleibol
Tecnologia da Alfabetização
Dança (Hip Hop e Ballet)
Violão

ESPORTE E LAZER
Atividades baseadas em práticas corporais, lúdicas e esportivas promotoras de práticas de sociabilidade, com ênfase no resgate da cultura local, bem como o fortalecimento da diversidade cultural. Ênfase na perspectiva lúdica das atividades, com livre escolha na participação e construção de valores pelos próprios sujeitos envolvidos,
atribuindo significado às práticas desenvolvidas, com criticidade e criatividade. Destaque para o duplo aspecto educativo do esporte e do lazer; desenvolvimento da educação pelo esporte e pelo lazer. Incorporação das práticas de esporte e lazer como modo de vida cotidiana.

Natação - Atividade física que consiste no deslocamento dentro d'água, oportunizando ao seu praticante adaptação ao meio líquido, criando uma prática social inclusiva e pedagógica no desenvolver de suas atividades.
Taekwondo - Estímulo à prática e vivência das manifestações corporais relacionadas às Lutas e suas variações, como motivação ao desenvolvimento cultural, social, intelectual, afetivo e emocional de crianças e adolescentes. Acesso aos processos históricos das lutas e suas relações às questões histórico-culturais, origens e evolução, assim como o valor contemporâneo destas manifestações para o Homem. Incentivo ao uso e valorização dos preceitos morais, éticos e estéticos
trabalhados pelas lutas.
Voleibol - Apoio às práticas esportivas e meditativas para o desenvolvimento integral dos educandos. Promoção da saúde pela cooperação, socialização e superação de limites pessoais e coletivos.
Danças - Organização de danças coletivas (regionais, clássicas, circulares e contemporâneas) que permitam apropriação de espaços, ritmos e possibilidades de subjetivação de crianças, adolescentes e jovens. Promoção da Saúde e Socialização por meio do movimento do corpo em dança.
Tecnologias de Apoio à Alfabetização - Aplicar tecnologias específicas de alfabetização com base nos resultados e nos objetivos da Provinha Brasil, instrumento que permite acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial. Auxiliar a entrada do educando no mundo daescrita e na concepção alfabetização e letramento como processos permanentes
de aprendizagem através das tecnologias pré-qualificadas peloMinistério daEducação e disponíveis no Guia de Tecnologias Educacionais 2008 e 2009.
Essa estratégia promove a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores. Isso porque a Educação Integral, associada ao processo de escolarização, pressupõe a aprendizagem conectada a vida e ao universo de interesses e de possibilidades das crianças, adolescentes e jovens.
* Acontecerá dia 10/10/11 às 9:30h na escola o lançamento do Programa Mais Educação com a presença de entidadese oficineiros do Programa.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

E.E.E.F. Dr. PAULO WESTPHALEN

A clientela da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Paulo Westphalen não difere das de outras escolas públicas da periferia de Palmeira das Missões: carenciada de modo geral, desestruturada pela falta de emprego ou atividade econômica.
Há toda uma população carente e trabalhadora. Não contando com empresas de grande porte, a população local vê-se obrigada a grandes deslocamentos, em busca de trabalho em outros bairros e cidades vizinhas, tendo como conseqüência a transferência e muitas vezes o abandono escolar.
Com índice expressivo de alcoolismo e uso de drogas, principalmente por parte dos jovens, a delinquência do entorno e a convivência com o crime banaliza a violência e a marginalidade. Esse contexto transforma nossos alunos em verdadeiros sobreviventes, para os quais o dia a dia se transforma em batalha na busca de qualidade de vida. A falta de áreas de recreação, lazer e cultura aprofundam ainda mais a instabilidade social do bairro, pois, aliada à falta de oportunidades de emprego, canaliza as energias da clientela para a violência. Dentro desse quadro, estudar, para uns, torna-se a única forma de escapar desse ambiente - e, para outros, uma atividade de rotina, desvinculada das finalidades que nos levam - direção, coordenação e docentes - á tarefa diária de oferecer-lhes as melhores condições possíveis de educação e inserção no ambiente social.
FILOSOFIA DA ESCOLA
Construindo saber e cidadania, através de uma educação em que cada indivíduo seja sujeito-agente crítico e criativo de sua história.


OBJETIVO GERAL DA ESCOLA
“Estabelecer a integração entre todos favorecendo a compreensão e integração com o mundo, enquanto cidadãos críticos, participativos e conscientes, tornando-se agente de transformação da realidade em que se vive.”
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O processo ensino/aprendizagem tem por objetivos:
          Incentivar o desenvolvimento integral do aluno, respeitando-o como um ser sistêmico;
          Estimular o aluno a “pensar”, a ser capaz de vencer desafios;
          Proporcionar a integração permanente Família X Escola;
          Favorecer o aluno no processo de “vir a ser”;
          Enfatizar a autonomia, criatividade e senso crítico;
          Proporcionar uma aprendizagem significativa;
          Fortalecer os valores éticos de respeito à vida.
          Conhecer e valorizar a cultura de diferentes povos no desenvolvimento da humanidade.

METAS
- através de reuniões pedagógicas semanais, encontrar caminhos adequados e prazerosos para a concretização do processo ensino-aprendizagem, construindo, dessa forma, um ambiente estimulador e agradável. Uma pedagogia centrada no aluno e não nos conteúdos;e
conscientizando-se   da importância do trabalho em equipe para obtenção de um funcionamento integral da Escola, estimulando uma relação de igualdade, respeito e consideração mútuos,
e  do valor da avaliação como parâmetro diário para um replanejar constante e não como medida de valor inexorável;
- através de reuniões trimestrais, manter contato direto e transparente com a comunidade, construindo um relacionamento harmonioso de forma a que os pais percebam a importância de sua participação para a concretização de uma Escola de qualidade;- diálogo com os alunos para que os mesmos possam sentir-se estimulados a frequentar as aulas, percebendo que os conhecimentos adquiridos na Escola serão necessários para que possam enfrentar um mundo globalizado onde a mudança se faz diariamente.
- A implementação da educação integral e a melhoria dos processos pedagógicos da escola e, conseqüentemente, à melhoria do desempenho dos alunos.


PLANO DE AÇÃO - PROJETO MAIS EDUCAÇÃO – 2011
O Programa Mais Educação instituído pela Portaria Interministerial nº
17/2007 e pelo Decreto n° 7.083, de 27 de janeiro de 2010, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral. (Mais educação Passo a Passo –p7; sd)


JUSTIFICATIVA
Partimos do pressuposto que todo programa e ou projeto que venha a ser inserido na escola, deve vir para complementar e reforçar os objetivos propostos por esta instituição. Portanto acreditamos que o Programa mais Educação irá contribuir com nossa escola, visando principalmente à integração do aluno, em espaços de aprendizagem diferenciados. Nesse sentido propomos ações, possibilitadas através do Programa Mais Educação, como estratégias, para romper as desigualdades e injustiças sociais, presentes na nossa comunidade escolar.
                                                                                                                      [...] O que existe precisa ser visto como
a condição de uma ação futura, não como seu limite. Nossos questionamentos devem, então, provocar tensões e desafiar o existente (Moreira, 1999). Podem não mudar o mundo, mas podem permitir que o aluno o compreenda melhor. Como nos diz Bauman (2000), “para operar no mundo (por contraste a ser ‘operado’ por ele) é preciso entender como o mundo opera” (p. 242). (Revista MEC, Indagações sobre o currículo, p42, 2007)

METODOLOGIA DIALÉTICA
Uma metodologia de ensino dentro de uma perspectiva dialética parte de uma concepção de homem e de conhecimento que entende o homem como um ser ativo e de relações. Assim compreende-se que o conhecimento não é transferido ou depositado pelo outro (concepção tradicional), nem é inventado pelo sujeito (concepção espontaneísta), mas sim, construído pelo sujeito na sua relação com os outros e com o mundo. O conteúdo apresentado pelo professor deve ser trabalhado, refletido, reelaborado pelo aluno, para se constituir em conhecimento dele.  Sendo essa a dinâmica do conhecimento universal, vale para qualquer situação pedagógica. (Vasconcelos, 2002, s.d)
RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS
O programa se desenvolverá na escola com recursos humano já existentes, o qual completará sua carga horária com o Programa Mais Educação, é o caso do professor de educação Física; com convocação de 20h para a coordenação do programa; uma merendeira, contratada para fim específico; e oficineiros cujos recursos financeiros já estão a disposição da escola. Em relação aos materiais, estes foram adquiridos seguindo as sugestões do MEC e conforme a necessidade para o desenvolvimento das oficinas. Alguns materiais a escola já dispunha, portanto foi importante redimensionar os recursos financeiros a fim otimizá-los.
AVALIAÇÃO
A avaliação do processo de ensino e aprendizagem é realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática na escola, com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno, em relação à programação curricular. A avaliação não deve priorizar apenas o resultado ou o processo, mas deve como prática de investigação, interrogar a relação ensino aprendizagem e buscar identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades de uma forma dialógica.
O processo de aprendizagem tem que ser constantemente acompanhado e avaliado, de modo que, a partir daí, seja construída e reconstruída a tarefa de aprender e de ensinar.
A avaliação deverá ter como objetivo, além de explicitar os problemas da aprendizagem, para que esses possam ser superados, servir para orientar o aluno para que esse possa conquistar níveis de conhecimentos superiores, e para que isso se efetive, deve o professor se comprometer com o processo de avaliação, privilegiando o compreender e não a memorização.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

PLANO DE AÇÃO,Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Inácio,Frederico Westphalen-RS


DEFINIÇÃO DO PROBLEMA OU SITUAÇÃO GERADORA DO PROJETO:
              Considerando que a Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Inácio situa-se num bairro de periferia e acolhe alunos na maioria de baixa renda, muito se tem feito para buscar ajuda com a 20ª CRE, Prefeitura Municipal, Programa Nota Solidária/RS, sorteios, rifas, festas e bingos com a comunidade escolar.
              Graças a competência da direção, professores, funcionários, Grêmio Estudantil, CPM e o trabalho conjunto, os alunos são premiados nas Olimpíadas de matemática, Jogos de Xadrez e JERGS, mas há também os que tem dificuldade de aprendizagem desmotivados acabam reprovando ou desistindo da escola. Este projeto veio em boa hora para socorrer-nos e queremos ao mesmo tempo oferecer-lhes apoio pedagógico e oportunizar a esta clientela a prática de esportes e lazer para conquista-los e acostumá-los a permanecer na escola no turno integral. Diminuindo assim a vulnerabilidade e o acesso a atividades que comprometem sua saúde e segurança como no caso as drogas e as violências.

JUSTIFICATIVA:
 O projeto, centrado no aluno e voltado a comunidade escolar dá suporte para construção de uma educação libertadora cuja compreensão de direito de aprender é inerente ao direito à vida, à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade, à convivência familiar e comunitária.
               Consiste na oportunidade que a escola oferecerá à alunos carentes que não tem acesso ao lazer e ao esporte pois precisam ajudar os pais cuidando dos irmãos menores enquanto trabalham.

OBJETIVO GERAL:
     Tendo por base as necessidades que a comunidade escolar apresenta é imprescindível ao alunado desta instituição:
·         Permanecer na escola em turno integral;
·         Ser assistido em suas necessidades básicas e educacionais;
·         Melhorar a aprendizagem ampliando o rendimento escolar;
·         Resgatar a autoestima capacitando-o para atingir efetivamente a aprendizagem;
·         Desenvolver o espírito criativo nas mais variadas situações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Manter os estudantes com atividades, no instante em que os pais estão trabalhando;
·         Educar os alunos para o pleno exercício da cidadania, orientando-os para a vida.
·         Incentivar a participação responsável da comunidade buscando diminuir as desigualdades sociais e reduzir índices de violência;
·         Despertar o interesse e a curiosidade estimulando-o a pesquisar e buscar saídas inteligentes para as variadas situações que a vida lhe apresenta.


RESULTADOS ESPERADOS COM A REALIZAÇÃO DO PROJETO:
Através de reuniões de professores, oficineiros e alunos e demais integrantes do projeto a fim de informa-los dos objetivos e justificativa para a viabilização do referido trabalho e posteriormente selecionar oficinas que contribuem no enriquecimento pessoal dos educandos e facilitem a aprendizagem de objetivos, já desenvolvidos pela escola, porém não atingidos em sua integralidade, conforme projeto elaborado e já enviado ao MEC.
              Formar cidadãos interessados e curiosos com os fatos que os cercam. Lutadores, participantes e atuantes na comunidade capazes de ajudar a resolver situações e evitar toda forma de violência.


DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:

           As oficinas destinadas aos alunos do turno da tarde, como atividades extras em turno inverso, objetivando sua permanência na escola, em turno integral terá a duração de três horas diárias. Com início às 8:30 e término às 11:00, totalizando sete horas diárias estipuladas pela Lei.


ABRANGÊNCIA DO PROJETO:

         Através de oficinas, pretende-se que a integração dos alunos torne mais eficiente o processo de aprendizagem motivando-os a crescer e desenvolver-se em grupos com ajuda mútua, fazendo com que se sintam responsáveis uns pelos outros.

sábado, 10 de setembro de 2011

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO CARDEAL RONCALLI, FREDERICO WESTPHALEN, 2011

O Programa Mais Educação do Governo Federal vem como uma estratégia para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral na Escola Estadual de Ensino Médio Cardeal Roncalli. Sendo assim, a escola em parceria com a família, comunidade local e
poder público buscam oportunizar espaços e atividades educativas que possam ampliar a permanência da criança em atividades ligadas à educação, esporte e lazer.
      Todas essas ações vêm ao encontro das necessidades/carências da comunidade escolar local, que atende um público carente,com dificuldades de aprendizagem por algumas crianças, que vivem  em situação de vulnerabilidade, tem uma alimentação deficitária,  falta de espaços adequados para brincar e estudar. Enfim, por todo o contexto sócio-econômico do bairro onde a escola esta inserida, e principalmente, pela comercialização e uso de drogas, associadas às mais diversas formas de violência que banalizam os conceitos que as crianças/adolescentes têm do certo ou errado; oportuniza-se espaço e tempo na escola com envolvimento em atividades e práticas saudáveis.
       Assim, as ações do Mais Educação vêm como mais uma alternativa na tentativa de minimizar os problemas sociais que o bairro encara, como uma saída para manter as crianças mais tempo afastadas das ruas, como uma opção para estimular o aprendizado e consequentemente melhorar o desempenho dos estudantes e também, como um estreitamento de laços e responsabilidades entre as crianças e adolescentes atendidos com a escola e a família.
As ações do Mais Educação acontecerão no turno oposto ao da aula, seguindo cronograma elaborado pela Equipe Diretiva da escola e professora comunitária.

     Inicialmente, a escola atenderá 311 alunos distribuídos em oficinas que contemplam os Macro-campos do Acompanhamento Pedagógico, Esporte e lazer, da Cultura e Artes e da Cultura Digital.

    Dentro do macro-campo Acompanhamento Pedagógico serão ampliadas as
oportunidades de aprendizado dos educandos em Letramento/Alfabetização, buscando o desenvolvimento da função social da Língua Portuguesa, a comunicação verbal, através da leitura e da escrita, a compreensão e produção de textos nos mais diversos gêneros em diferentes situações comunicativas, tanto na modalidade escrita como na oral. Na Matemática, o aluno como um conhecimento que pode favorecer o desenvolvimento do seu raciocínio, de sua capacidade expressiva, de sua sensibilidade estética e de sua imaginação para exercer a cidadania, é necessário saber calcular, medir, raciocinar, argumentar, tratar informações estatisticamente, e, aprender a aprender.

    No macro-campo Esporte e Lazer, a escola optou pela prática do Futsal, que busca o desenvolvimento integral do estudante através da promoção da saúde pela cooperação, socialização e superação de limites pessoais e coletivos.

   E no macro-campo da Cultura e Artes, optou-se pela iniciação musical por meio da Banda Fanfarra, que oportuniza o desenvolvimento da auto-estima, integração sócio-cultural, trabalho em equipe e civismo pela valorização, reconhecimento e recriação das culturas populares, conhecimento e recriação da cultura musical e popular. Na Dança optou-se pela  organização de danças coletivas (regionais, clássicas, circulares e contemporâneas) que permitam apropriação de espaços, ritmos e possibilidades de subjetivação de crianças, adolescentes e jovens. Promoção da Saúde e Socialização por meio do movimento do corpo em dança.

   Cada turma terá 30 alunos sob a orientação de um monitor. Os critérios para formação das turmas e escolha dos monitores serão apresentados detalhadamente a seguir.

   Cada atividade escolhida e desenvolvida pela escola tem um kit de material
específico, determinado pelo programa que está sendo adquirido pela escola ou que será enviado pelo próprio programa, como é o caso da Banda Fanfarra
       Para a inclusão dos alunos no programa, a escola analisou três pressupostos básicos: o nível de vulnerabilidade de cada criança, os problemas  e ou dificuldades de aprendizagem e o desejo do aluno de fazer parte do programa.

       Entende-se por criança em situação de vulnerabilidade social, a que não tem uma alimentação adequada, que convive com dependentes químicos, que permanece por várias horas na rua longe dos cuidados de um responsável, que recebe Bolsa Família. Em relação às dificuldades e/ou problemas de aprendizagem que alguns alunos apresentam, estas foram constatadas pelos professores e o acompanhamento pedagógico vem a contribuir para a melhoria da aprendizagem.

    Ainda, há alunos que, embora não se enquadrando em nenhum dos aspectos anteriormente mencionados, desejam fazer parte do programa porque gostam de estar na escola, de aprender mais e de conviver com a comunidade escolar. Essa “avaliação” foi e é possível porque há anos, a escola vem ampliando o seu papel social, estreitando os laços com as famílias, desenvolvendo um trabalho pautado na confiança e no respeito. Assim, a escola tem o conhecimento da real condição de vida de cada aluno.
      Primeiramente, a escola optou por valorizar e manter os profissionais que atuam na instituição de forma voluntária já há alguns anos.

      Depois, num segundo momento, recorrerá ao banco de cadastros de monitores da 20ª CRE – ou manter à contatos com as Universidades superiores ou Cursos Técnicos -, observando sempre o perfil e a habilitação do monitor para a atividade que irá desenvolver.
Na hora da escolha da professora comunitária, a Direção da escola analisou a disponibilidade de tempo da profissional, o conhecimento que esta tem a cerca da comunidade escolar, o bom relacionamento que mantém com os professores, alunos e direção, e , a habilidade em elaborar e coordenar projetos.
A estrutura física atual da escola  comporta a execução das atividades do Programa,  necessitando apenas fazer adaptações.
      Para a oficina de Letramento∕Alfabetização, e a escola precisou contatar pessoas da comunidade  para fazer a limpeza e adaptação do local da atual Sala de Artes.
     A Oficina de Matemática será realizada na sala 13, uma vez que a sala possui um espaço multimídia em vias de acabamento, possui DVDs e televisores em cinco salas de aulas sendo possível dispor desta sala, sem prejuízo do ensino regular.
      Para a oficina da Banda Fanfarra os horários e espaços para o funcionamento com o monitor, serão em sala própria (antigo refeitório) e quadra de esportes.
      Para a Oficina de Danças será utilizado o palco do Salão de Atos.
      Para a Oficina da Cultura Digital foi organizado os horários no laboratório de informática.
     As aulas de  Futsal  serão realizadas na quadra de esportes e no ginásio da escola respeitando que  nela são atendidas todas as turmas nas aulas de Educação Física.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

E.E.E.F. ANTONIO DE SOUSA NETO, Palmeira das Missões

A nossa proposta de ação visa integrar  o Programa Mais Educação de nosso município foi solicitado devido ao fato de que almejamos ampliar o espaço educativo. A inclusão da escola no PME, visa melhorar a qualidade da educação, oferecendo novas atividades que incentivem os alunos a estudar e melhorar seu nível de conhecimento, bem como sua auto-estima.          Estando a escola, situada em zona rural, em assentamento, os lotes ficam distantes uns dos outros e, o único lugar de encontro social é na escola, esta deve oportunizar também um espaço de lazer e aprendizagem para os alunos que vivem em vulnerabilidade social. Esperamos obter como resultado através dos Macros Campos: Acompanhamento Pedagógico, Meio Ambiente, Esporte e Lazer, Cultura Digital, elevar o nível de conhecimento dos alunos, garantindo a aprendizagem para todos nas possibilidades de convivência e respeito à diversidade humana. Neste período os alunos serão atendidos em tempo integral na Escola, participando de todas as atividades oferecidas pelo Programa.A Escola aderiu ao Programa Mais Educação, devido este oportunizar atividades que os alunos não teriam condições financeiras para realizá-los, também por considerar importante a inclusão desses alunos na prática de atividades que contribuam para a formação dos mesmos. Assim, os alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental participarão das seguintes atividades/Macro campos escolhidos pela instituição:
1.      Acompanhamento Pedagógico:
·         Letramento-Alfabetização e Matemática: Na área de Língua Portuguesa trabalhar a leitura e escrita, comunicação verbal, compreensão e produção de textos dos mais diversos gêneros. Na área da Matemática, visa ressignificar as aprendizagens matemáticas por meio de resoluções de problemas, mobilizando os recursos cognitivos dos educandos.
2.      Meio Ambiente:
·         Na atividade Horta Escolar e/ou comunitária, visa implantação da horta como um espaço educador sustentável, que estimule a incorporação, a percepção e a valorização da dimensão educativa a partir do meio ambiente, bem como produtora de aprendizagens múltiplas e significativas.
3.      Esporte e Lazer:
·         Natação: atividade física que consiste no deslocamento dentro d’água, oportunizando ao seu praticante adaptação ao meio líquido, criando uma prática social inclusiva e pedagógica no desenvolver de suas atividades. A natação proporciona para as crianças a melhora na coordenação motora e no crescimento e desenvolvimento saudável de músculos e articulações. Além disso, atua no desenvolvimento espaço temporal e cardiorrespiratório, proporcionando melhora na concentração.
·         Taekwondo: visa o estímulo à prática e vivência das manifestações corporais relacionadas às lutas e suas variações, como motivação ao desenvolvimento cultural, social, intelectual, afetivo e emocional de crianças e adolescentes. Acesso aos processos históricos das lutas e suas relações às questões Histórico-Culturais, origens e evolução, assim como o valor contemporâneo destas manifestações para o homem. Incentivo ao uso e valorização dos preceitos morais, éticos, estéticos trabalhados pela luta, além de promover saúde, equilíbrio, autoconfiança, determinação, alegria e vontade.
4.      Cultura Digital:
·         A atividade Software Educacional, Informática e Tecnologia da Informação, visa a promoção da apropriação crítica das novas tecnologias de informação e comunicação, contribuindo para a alfabetização tecnológica e formação cidadã de crianças e adolescentes. Utilização dos recursos da informática e conhecimentos básicos de tecnologia da informação no desenvolvimento de projetos educativos e culturais, dentro do espaço escolar. As atividades deverão ser realizadas em turno oposto ao período escolar, ou seja, os alunos dos anos iniciais participarão das atividades no turno da manhã e terão aula normal no turno da tarde, e os alunos dos anos finais participarão das atividades no turno da tarde e terão aula normal no turno da manhã, conforme a grade curricular a seguir.