sábado, 16 de junho de 2012

Refletindo sobre nossas práticas: construindo um amanhã para todos através de projetos em rede. Cleusa Mollinari Battisti1 Lizeli Barboza Scartassini2 Resumo O presente texto busca apresentar reflexões que partem das práticas cotidianas das escolas públicas que se referem às práticas inclusivas através de projetos desenvolvidos a partir das políticas públicas e dos programas de educação na perspectiva de ampliar e melhorar a educação para todos. Faz igualmente uma contextualização da evolução da política de educação inclusiva. No percurso busca-se trazer uma síntese breve das concepções de aprendizagem para a compreensão da proposta de uma educação para todos. Em fase de implantação das salas de recursos ainda é necessário observar e sistematizar as experiências e as práticas pedagógicas conforme estão sendo realizadas no intuito de aperfeiçoar as condições e o desenvolvimento do trabalho proposto pelo projeto de sala de recurso na rede pública. Entende-se aqui como um caminho que se constrói ao percorrer e que nele podem-se contribuir usando as dificuldades como forma de aprendizagem para um novo caminhar. Palavras-chave: Inclusão, Sala de Recurso Multifuncional, Práticas Pedagógicas. 1 Graduada em Educação Física pela UPF – Universidade de Passo Fundo, especializada em Educação Física e Qualidade de Vida pela UPF, Mestre em Educação nas Ciências - UNIJUI. Especializanda do Curso em EAD Gestão Educacional – UFSM. Professora Estadual, Rodeio Bonito-RS. 2 Graduada em Educação Especial pela PUC.RS,Extensão Universitária em Altas Habilidades e Superdotados pela UFRGS.RS, Pós Gradua
http://www.ceedo.com.br/agora/agora14/index.html Revista online,com textos muito bons.......