sábado, 19 de maio de 2012

SALA DE RECURSOS: UTILIZANDO AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO METODOLOGIA EDUCATIVA 1 Lizeli Barboza Scartassini 2 Frederico Menine Schaf 3 RESUMO Este artigo teve como objetivo geral apontar sobre uma prática pedagógica em uma sala de recursos utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação como metodologia educativa, viabilizando assim a inclusão social e digital. O problema investigado foi à utilização das mídias no processo educativo com um programa de enriquecimento escolar para auxiliar alunos com necessidades educativas especiais em seu processo de inclusão. A metodologia utilizada na sala de recursos é centrada na construção coletiva dos saberes, buscando uma educação social e inclusão digital de pessoas com deficiência. Os dados da pesquisa de campo, obtido através do instrumento questionário, apontam que ainda há muito a ser feito e que a maioria dos professores precisa entender a necessidade de constante aperfeiçoamento e de busca de novas técnicas e processos de ensino. Como resultado também foi observado que a maioria dos pesquisados ainda não tem bem claro o que é uma sala de recursos com atendimento especializado bem como a utilização das ferramentas de mídia disponíveis para o uso no ambiente escolar. A sala de recursos, devido a um erro durante o seu processo de implantação é confundida como um mero reforço escolar trazendo a tona a falta de divulgação e a necessidade de buscar cursos para formação de professores da rede regular de ensino sobre esta temática. ABSTRACT This article aims to point out a general practice teaching in a resource room using Information and Communication Technology as educational methodology enabling the social and digital inclusion. The researched subject was the use of electronic media in the process of learning as school enrichment to include students with special needs of education. In the resource room, the methodology employed is the collective construction of knowledge, seeking above all the social inclusion of students with some kind of deficiency. The field research data, collected via a questionnaire, point out that there is much to be done and that the majority of teachers needs to understand and seek constant capacitation and seek new ways of teaching. As results it was observed that the majority of teachers does not have knowledge of the resource room nor know how to use medias effectively. There is also lack of publishing around the resource room. PALAVRAS-CHAVE Metodologia Educacional; Inclusão Digital e Social. 1 Artigo apresentado ao Curso de Mídias na Educação da Universidade Federal de Santa Maria, como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Mídias na Educação. 2 Aluna do Curso de Mídias na Educação da Universidade Federal de Santa Maria. 3 Professor Orientador, Doutor, Universidade Federal de Santa Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário