sexta-feira, 9 de setembro de 2011

E.E.E.F. ANTONIO DE SOUSA NETO, Palmeira das Missões

A nossa proposta de ação visa integrar  o Programa Mais Educação de nosso município foi solicitado devido ao fato de que almejamos ampliar o espaço educativo. A inclusão da escola no PME, visa melhorar a qualidade da educação, oferecendo novas atividades que incentivem os alunos a estudar e melhorar seu nível de conhecimento, bem como sua auto-estima.          Estando a escola, situada em zona rural, em assentamento, os lotes ficam distantes uns dos outros e, o único lugar de encontro social é na escola, esta deve oportunizar também um espaço de lazer e aprendizagem para os alunos que vivem em vulnerabilidade social. Esperamos obter como resultado através dos Macros Campos: Acompanhamento Pedagógico, Meio Ambiente, Esporte e Lazer, Cultura Digital, elevar o nível de conhecimento dos alunos, garantindo a aprendizagem para todos nas possibilidades de convivência e respeito à diversidade humana. Neste período os alunos serão atendidos em tempo integral na Escola, participando de todas as atividades oferecidas pelo Programa.A Escola aderiu ao Programa Mais Educação, devido este oportunizar atividades que os alunos não teriam condições financeiras para realizá-los, também por considerar importante a inclusão desses alunos na prática de atividades que contribuam para a formação dos mesmos. Assim, os alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental participarão das seguintes atividades/Macro campos escolhidos pela instituição:
1.      Acompanhamento Pedagógico:
·         Letramento-Alfabetização e Matemática: Na área de Língua Portuguesa trabalhar a leitura e escrita, comunicação verbal, compreensão e produção de textos dos mais diversos gêneros. Na área da Matemática, visa ressignificar as aprendizagens matemáticas por meio de resoluções de problemas, mobilizando os recursos cognitivos dos educandos.
2.      Meio Ambiente:
·         Na atividade Horta Escolar e/ou comunitária, visa implantação da horta como um espaço educador sustentável, que estimule a incorporação, a percepção e a valorização da dimensão educativa a partir do meio ambiente, bem como produtora de aprendizagens múltiplas e significativas.
3.      Esporte e Lazer:
·         Natação: atividade física que consiste no deslocamento dentro d’água, oportunizando ao seu praticante adaptação ao meio líquido, criando uma prática social inclusiva e pedagógica no desenvolver de suas atividades. A natação proporciona para as crianças a melhora na coordenação motora e no crescimento e desenvolvimento saudável de músculos e articulações. Além disso, atua no desenvolvimento espaço temporal e cardiorrespiratório, proporcionando melhora na concentração.
·         Taekwondo: visa o estímulo à prática e vivência das manifestações corporais relacionadas às lutas e suas variações, como motivação ao desenvolvimento cultural, social, intelectual, afetivo e emocional de crianças e adolescentes. Acesso aos processos históricos das lutas e suas relações às questões Histórico-Culturais, origens e evolução, assim como o valor contemporâneo destas manifestações para o homem. Incentivo ao uso e valorização dos preceitos morais, éticos, estéticos trabalhados pela luta, além de promover saúde, equilíbrio, autoconfiança, determinação, alegria e vontade.
4.      Cultura Digital:
·         A atividade Software Educacional, Informática e Tecnologia da Informação, visa a promoção da apropriação crítica das novas tecnologias de informação e comunicação, contribuindo para a alfabetização tecnológica e formação cidadã de crianças e adolescentes. Utilização dos recursos da informática e conhecimentos básicos de tecnologia da informação no desenvolvimento de projetos educativos e culturais, dentro do espaço escolar. As atividades deverão ser realizadas em turno oposto ao período escolar, ou seja, os alunos dos anos iniciais participarão das atividades no turno da manhã e terão aula normal no turno da tarde, e os alunos dos anos finais participarão das atividades no turno da tarde e terão aula normal no turno da manhã, conforme a grade curricular a seguir.

               

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