sábado, 10 de setembro de 2011

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO CARDEAL RONCALLI, FREDERICO WESTPHALEN, 2011

O Programa Mais Educação do Governo Federal vem como uma estratégia para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral na Escola Estadual de Ensino Médio Cardeal Roncalli. Sendo assim, a escola em parceria com a família, comunidade local e
poder público buscam oportunizar espaços e atividades educativas que possam ampliar a permanência da criança em atividades ligadas à educação, esporte e lazer.
      Todas essas ações vêm ao encontro das necessidades/carências da comunidade escolar local, que atende um público carente,com dificuldades de aprendizagem por algumas crianças, que vivem  em situação de vulnerabilidade, tem uma alimentação deficitária,  falta de espaços adequados para brincar e estudar. Enfim, por todo o contexto sócio-econômico do bairro onde a escola esta inserida, e principalmente, pela comercialização e uso de drogas, associadas às mais diversas formas de violência que banalizam os conceitos que as crianças/adolescentes têm do certo ou errado; oportuniza-se espaço e tempo na escola com envolvimento em atividades e práticas saudáveis.
       Assim, as ações do Mais Educação vêm como mais uma alternativa na tentativa de minimizar os problemas sociais que o bairro encara, como uma saída para manter as crianças mais tempo afastadas das ruas, como uma opção para estimular o aprendizado e consequentemente melhorar o desempenho dos estudantes e também, como um estreitamento de laços e responsabilidades entre as crianças e adolescentes atendidos com a escola e a família.
As ações do Mais Educação acontecerão no turno oposto ao da aula, seguindo cronograma elaborado pela Equipe Diretiva da escola e professora comunitária.

     Inicialmente, a escola atenderá 311 alunos distribuídos em oficinas que contemplam os Macro-campos do Acompanhamento Pedagógico, Esporte e lazer, da Cultura e Artes e da Cultura Digital.

    Dentro do macro-campo Acompanhamento Pedagógico serão ampliadas as
oportunidades de aprendizado dos educandos em Letramento/Alfabetização, buscando o desenvolvimento da função social da Língua Portuguesa, a comunicação verbal, através da leitura e da escrita, a compreensão e produção de textos nos mais diversos gêneros em diferentes situações comunicativas, tanto na modalidade escrita como na oral. Na Matemática, o aluno como um conhecimento que pode favorecer o desenvolvimento do seu raciocínio, de sua capacidade expressiva, de sua sensibilidade estética e de sua imaginação para exercer a cidadania, é necessário saber calcular, medir, raciocinar, argumentar, tratar informações estatisticamente, e, aprender a aprender.

    No macro-campo Esporte e Lazer, a escola optou pela prática do Futsal, que busca o desenvolvimento integral do estudante através da promoção da saúde pela cooperação, socialização e superação de limites pessoais e coletivos.

   E no macro-campo da Cultura e Artes, optou-se pela iniciação musical por meio da Banda Fanfarra, que oportuniza o desenvolvimento da auto-estima, integração sócio-cultural, trabalho em equipe e civismo pela valorização, reconhecimento e recriação das culturas populares, conhecimento e recriação da cultura musical e popular. Na Dança optou-se pela  organização de danças coletivas (regionais, clássicas, circulares e contemporâneas) que permitam apropriação de espaços, ritmos e possibilidades de subjetivação de crianças, adolescentes e jovens. Promoção da Saúde e Socialização por meio do movimento do corpo em dança.

   Cada turma terá 30 alunos sob a orientação de um monitor. Os critérios para formação das turmas e escolha dos monitores serão apresentados detalhadamente a seguir.

   Cada atividade escolhida e desenvolvida pela escola tem um kit de material
específico, determinado pelo programa que está sendo adquirido pela escola ou que será enviado pelo próprio programa, como é o caso da Banda Fanfarra
       Para a inclusão dos alunos no programa, a escola analisou três pressupostos básicos: o nível de vulnerabilidade de cada criança, os problemas  e ou dificuldades de aprendizagem e o desejo do aluno de fazer parte do programa.

       Entende-se por criança em situação de vulnerabilidade social, a que não tem uma alimentação adequada, que convive com dependentes químicos, que permanece por várias horas na rua longe dos cuidados de um responsável, que recebe Bolsa Família. Em relação às dificuldades e/ou problemas de aprendizagem que alguns alunos apresentam, estas foram constatadas pelos professores e o acompanhamento pedagógico vem a contribuir para a melhoria da aprendizagem.

    Ainda, há alunos que, embora não se enquadrando em nenhum dos aspectos anteriormente mencionados, desejam fazer parte do programa porque gostam de estar na escola, de aprender mais e de conviver com a comunidade escolar. Essa “avaliação” foi e é possível porque há anos, a escola vem ampliando o seu papel social, estreitando os laços com as famílias, desenvolvendo um trabalho pautado na confiança e no respeito. Assim, a escola tem o conhecimento da real condição de vida de cada aluno.
      Primeiramente, a escola optou por valorizar e manter os profissionais que atuam na instituição de forma voluntária já há alguns anos.

      Depois, num segundo momento, recorrerá ao banco de cadastros de monitores da 20ª CRE – ou manter à contatos com as Universidades superiores ou Cursos Técnicos -, observando sempre o perfil e a habilitação do monitor para a atividade que irá desenvolver.
Na hora da escolha da professora comunitária, a Direção da escola analisou a disponibilidade de tempo da profissional, o conhecimento que esta tem a cerca da comunidade escolar, o bom relacionamento que mantém com os professores, alunos e direção, e , a habilidade em elaborar e coordenar projetos.
A estrutura física atual da escola  comporta a execução das atividades do Programa,  necessitando apenas fazer adaptações.
      Para a oficina de Letramento∕Alfabetização, e a escola precisou contatar pessoas da comunidade  para fazer a limpeza e adaptação do local da atual Sala de Artes.
     A Oficina de Matemática será realizada na sala 13, uma vez que a sala possui um espaço multimídia em vias de acabamento, possui DVDs e televisores em cinco salas de aulas sendo possível dispor desta sala, sem prejuízo do ensino regular.
      Para a oficina da Banda Fanfarra os horários e espaços para o funcionamento com o monitor, serão em sala própria (antigo refeitório) e quadra de esportes.
      Para a Oficina de Danças será utilizado o palco do Salão de Atos.
      Para a Oficina da Cultura Digital foi organizado os horários no laboratório de informática.
     As aulas de  Futsal  serão realizadas na quadra de esportes e no ginásio da escola respeitando que  nela são atendidas todas as turmas nas aulas de Educação Física.

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