terça-feira, 13 de setembro de 2011

PLANO DE AÇÃO,Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Inácio,Frederico Westphalen-RS


DEFINIÇÃO DO PROBLEMA OU SITUAÇÃO GERADORA DO PROJETO:
              Considerando que a Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Inácio situa-se num bairro de periferia e acolhe alunos na maioria de baixa renda, muito se tem feito para buscar ajuda com a 20ª CRE, Prefeitura Municipal, Programa Nota Solidária/RS, sorteios, rifas, festas e bingos com a comunidade escolar.
              Graças a competência da direção, professores, funcionários, Grêmio Estudantil, CPM e o trabalho conjunto, os alunos são premiados nas Olimpíadas de matemática, Jogos de Xadrez e JERGS, mas há também os que tem dificuldade de aprendizagem desmotivados acabam reprovando ou desistindo da escola. Este projeto veio em boa hora para socorrer-nos e queremos ao mesmo tempo oferecer-lhes apoio pedagógico e oportunizar a esta clientela a prática de esportes e lazer para conquista-los e acostumá-los a permanecer na escola no turno integral. Diminuindo assim a vulnerabilidade e o acesso a atividades que comprometem sua saúde e segurança como no caso as drogas e as violências.

JUSTIFICATIVA:
 O projeto, centrado no aluno e voltado a comunidade escolar dá suporte para construção de uma educação libertadora cuja compreensão de direito de aprender é inerente ao direito à vida, à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade, à convivência familiar e comunitária.
               Consiste na oportunidade que a escola oferecerá à alunos carentes que não tem acesso ao lazer e ao esporte pois precisam ajudar os pais cuidando dos irmãos menores enquanto trabalham.

OBJETIVO GERAL:
     Tendo por base as necessidades que a comunidade escolar apresenta é imprescindível ao alunado desta instituição:
·         Permanecer na escola em turno integral;
·         Ser assistido em suas necessidades básicas e educacionais;
·         Melhorar a aprendizagem ampliando o rendimento escolar;
·         Resgatar a autoestima capacitando-o para atingir efetivamente a aprendizagem;
·         Desenvolver o espírito criativo nas mais variadas situações.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
·         Manter os estudantes com atividades, no instante em que os pais estão trabalhando;
·         Educar os alunos para o pleno exercício da cidadania, orientando-os para a vida.
·         Incentivar a participação responsável da comunidade buscando diminuir as desigualdades sociais e reduzir índices de violência;
·         Despertar o interesse e a curiosidade estimulando-o a pesquisar e buscar saídas inteligentes para as variadas situações que a vida lhe apresenta.


RESULTADOS ESPERADOS COM A REALIZAÇÃO DO PROJETO:
Através de reuniões de professores, oficineiros e alunos e demais integrantes do projeto a fim de informa-los dos objetivos e justificativa para a viabilização do referido trabalho e posteriormente selecionar oficinas que contribuem no enriquecimento pessoal dos educandos e facilitem a aprendizagem de objetivos, já desenvolvidos pela escola, porém não atingidos em sua integralidade, conforme projeto elaborado e já enviado ao MEC.
              Formar cidadãos interessados e curiosos com os fatos que os cercam. Lutadores, participantes e atuantes na comunidade capazes de ajudar a resolver situações e evitar toda forma de violência.


DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:

           As oficinas destinadas aos alunos do turno da tarde, como atividades extras em turno inverso, objetivando sua permanência na escola, em turno integral terá a duração de três horas diárias. Com início às 8:30 e término às 11:00, totalizando sete horas diárias estipuladas pela Lei.


ABRANGÊNCIA DO PROJETO:

         Através de oficinas, pretende-se que a integração dos alunos torne mais eficiente o processo de aprendizagem motivando-os a crescer e desenvolver-se em grupos com ajuda mútua, fazendo com que se sintam responsáveis uns pelos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário