DEFINIÇÃO DO PROBLEMA OU SITUAÇÃO GERADORA DO PROJETO:
Considerando que a Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Inácio situa-se num bairro de periferia e acolhe alunos na maioria de baixa renda, muito se tem feito para buscar ajuda com a 20ª CRE, Prefeitura Municipal, Programa Nota Solidária/RS, sorteios, rifas, festas e bingos com a comunidade escolar.
Graças a competência da direção, professores, funcionários, Grêmio Estudantil, CPM e o trabalho conjunto, os alunos são premiados nas Olimpíadas de matemática, Jogos de Xadrez e JERGS, mas há também os que tem dificuldade de aprendizagem desmotivados acabam reprovando ou desistindo da escola. Este projeto veio em boa hora para socorrer-nos e queremos ao mesmo tempo oferecer-lhes apoio pedagógico e oportunizar a esta clientela a prática de esportes e lazer para conquista-los e acostumá-los a permanecer na escola no turno integral. Diminuindo assim a vulnerabilidade e o acesso a atividades que comprometem sua saúde e segurança como no caso as drogas e as violências.
JUSTIFICATIVA:
O projeto, centrado no aluno e voltado a comunidade escolar dá suporte para construção de uma educação libertadora cuja compreensão de direito de aprender é inerente ao direito à vida, à saúde, à liberdade, ao respeito, à dignidade, à convivência familiar e comunitária.
Consiste na oportunidade que a escola oferecerá à alunos carentes que não tem acesso ao lazer e ao esporte pois precisam ajudar os pais cuidando dos irmãos menores enquanto trabalham.
OBJETIVO GERAL:
Tendo por base as necessidades que a comunidade escolar apresenta é imprescindível ao alunado desta instituição:
· Permanecer na escola em turno integral;
· Ser assistido em suas necessidades básicas e educacionais;
· Melhorar a aprendizagem ampliando o rendimento escolar;
· Resgatar a autoestima capacitando-o para atingir efetivamente a aprendizagem;
· Desenvolver o espírito criativo nas mais variadas situações.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Manter os estudantes com atividades, no instante em que os pais estão trabalhando;
· Educar os alunos para o pleno exercício da cidadania, orientando-os para a vida.
· Incentivar a participação responsável da comunidade buscando diminuir as desigualdades sociais e reduzir índices de violência;
· Despertar o interesse e a curiosidade estimulando-o a pesquisar e buscar saídas inteligentes para as variadas situações que a vida lhe apresenta.
RESULTADOS ESPERADOS COM A REALIZAÇÃO DO PROJETO:
Através de reuniões de professores, oficineiros e alunos e demais integrantes do projeto a fim de informa-los dos objetivos e justificativa para a viabilização do referido trabalho e posteriormente selecionar oficinas que contribuem no enriquecimento pessoal dos educandos e facilitem a aprendizagem de objetivos, já desenvolvidos pela escola, porém não atingidos em sua integralidade, conforme projeto elaborado e já enviado ao MEC.
Formar cidadãos interessados e curiosos com os fatos que os cercam. Lutadores, participantes e atuantes na comunidade capazes de ajudar a resolver situações e evitar toda forma de violência.
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:
As oficinas destinadas aos alunos do turno da tarde, como atividades extras em turno inverso, objetivando sua permanência na escola, em turno integral terá a duração de três horas diárias. Com início às 8:30 e término às 11:00, totalizando sete horas diárias estipuladas pela Lei.
ABRANGÊNCIA DO PROJETO:
Através de oficinas, pretende-se que a integração dos alunos torne mais eficiente o processo de aprendizagem motivando-os a crescer e desenvolver-se em grupos com ajuda mútua, fazendo com que se sintam responsáveis uns pelos outros.
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