sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Vergínio Cerutti-CIEP- Frederico Westphalen

1.Programa Mais Educação
             O Programa Mais educação foi instituído pela Portaria Interministerial   n o 17/2007 e integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral.
    Trata-se de construção de uma ação intersetorial entre as políticas públicas educacionais e sociais, contribuindo, desse modo, tanto para a diminuição das desigualdades educacionais, quanto para a valorização da diversidade cultural brasileira.
           Essa estratégia promove a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famílias e diferentes atores sociais, sob a coordenação da escola e dos professores. Isso porque a Educação Integral, associada ao processo de escolarização, pressupõe a aprendizagem conectada à vida e ao universo de interesse e de possibilidades das crianças, adolescentes e jovens.
  
2.        Justificativa:
     Hoje, o que se vê é uma sociedade voltada para o bem comum. Que continua em transformação, mas que busca maneiras alternativas que contribuam no processo de reestruturação social e cultural.
     A sociedade pode tornar-se melhor com projetos que impulsionem a escola cidadã, como o Programa Mais Educação, que possibilita a todos uma maior consciência da nossa cultura, a afirmação da identidade e um sentimento de responsabilidade coletiva.
     Educar para participar no mundo globalizado de forma crítica, reflexiva e emancipatória, onde os conteúdos se vinculem aos contextos culturais, étnicos, sociais, econômicos, para que assim os alunos possam assumir com consciência uma identidade e aprender a conviver com a diversidade e a humanização.
     Nossa escola aderiu ao Programa Mais Educação, por ser uma escola de periferia, inserida em uma comunidade de baixa renda, cuja parcela de pais ou responsáveis passam a maior parte do dia no trabalho e muitos deixam de realizar o acompanhamento necessário ao bom desempenho escolar de seus filhos.
Diante da realidade exposta, o Programa Mais Educação trouxe uma proposta encorajadora, criando uma expectativa de resgatar das ruas e amenizar a ociosidade das crianças, dos adolescentes e dos jovens e ajudar a minimizar os problemas relacionados a doenças sociais como a prostituição, a marginalização, as drogas e até mesmo o desemprego.
     Nossa escola sempre buscou alternativas para melhorar a qualidade de vida dos alunos e da comunidade escolar em vários aspectos, tais como, psicológico, afetivo e social. A responsabilidade de educar um indivíduo e transformá-lo é peça fundamental numa sociedade e deixou de ser apenas papel da família e passou a ser também responsabilidade da escola.
     O Plano de Ação da Escola de Ensino Fundamental Vergínio Cerutti – CIEP, objetiva sistematizar a execução do Programa Mais Educação com ações voltadas aos alunos, criando espaços e oportunidades para que estes possam ter a possibilidade de interagir e socializar, melhorando seu desempenho no processo de aprendizagem e também, como um estreitamento de laços e responsabilidades entre as crianças, adolescentes e jovens atendidos com a escola e a família.        
3.        Objetivos:
4.1. Objetivo Geral: Ampliar o tempo de permanência dos alunos na escola para melhorar o desempenho escolar e contribuir na sua formação integral.
4.2. Objetivos Específicos:
4.2.1. Atender crianças, adolescentes e jovens com uma proposta pedagógica de  currículo diferenciado e ampliado, que contribua para a formação integral do aluno.
4.2.2. Valorizar a formação humana na sua globalidade, considerando o sujeito nas suas várias dimensões: física, psíquica, cognitiva, afetiva, estética, social, emocional, dentre outras.
4.2.3. Oportunizar ações educativas de fortalecimento da formação cultural das crianças, adolescentes e jovens, como também da aproximação da escola com a comunidade.
 5.Formas de atuação:
5.1. Mobilização: Sensibilizar e engajar a comunidade escolar em torno da causa: Programa Mais Educação.
      5.2. Qualificação: Operar junto aos professores, alunos de ensino fundamental, a  comunidade escolar e oficineiros.
5.3. Ação: O programa se desenvolverá na escola com recursos humanos já existentes e com a convocação de dez (10) horas/a para uma professora assumir as aulas da coordenadora do programa. Foi solicitada uma merendeira para fins específicos e os oficineiros/monitores serão contratados com os recursos financeiros já a disposição da escola. Quanto aos materiais, estes serão adquiridos seguindo as sugestões do MEC e conforme as necessidades para o desenvolvimento eficiente de cada oficina. Alguns materiais a escola já dispunha, portanto foi redimensionado os recursos financeiros a fim de otimizá-los.
     A escola atenderá ao todo 220 alunos, distribuídos em oficinas que contemplam os macrocampos do Acompanhamento Pedagógico (Matemática), Esporte e Lazer (Recreação/Lazer, xadrez Tradicional e Taekwondo) e Cultura Digital (Informática e Tecnologia da Informação – PROINFO).
     Inicialmente, serão atendidos 162 alunos nas oficinas de Matemática e Recreação/ Lazer, com início na primeira semana de outubro de 2011. As demais oficinas iniciarão em março de 2012 com todos os alunos e os que ingressarem na escola.
     Cada turma terá no mínimo 20 alunos e no máximo 30 alunos sob a orientação de um oficineiro/monitor. Para a inclusão dos alunos no programa foram analisados os seguintes critérios: o nível de vulnerabilidade, os problemas e ou dificuldades de aprendizagem e o desejo do aluno de fazer parte do programa.
     Entende-se por crianças, adolescentes ou jovens em situação de vulnerabilidade social os que carecem de uma alimentação adequada, recebem Bolsa Família, vivem sem os cuidados de um responsável no turno oposto ao da aula e ficam várias horas na rua.
     Os problemas ou dificuldades de aprendizagem foram diagnosticados pelos professores e pelo acompanhamento pedagógico da escola.
     Há ainda alunos que não se enquadram nos aspectos anteriores, mas mostram interesse nas oficinas para ampliar o conhecimento e as habilidades e alguns, porque já participam de outros projetos desenvolvidos na escola (Coral e Desenho/Pintura). 
     A oficina de Matemática será realizada na sala de Artes, que será também usada nos dias vagos pelos demais professores das turmas regulares.
     Para a oficina Recreação/Lazer será utilizado o ginásio de esportes e as quadras externas.
     O Xadrez Tradicional será trabalhado na Brinquedoteca, que será reestruturada, com colocação de classes e demais materiais necessários.
     Para a oficina de Taekwondo será utilizado o ginásio de esportes.
     Para a oficina de Informática e Tecnologia da informação será utilizado o Laboratório de Informática, que deverá ser readaptado.
           Data de início das oficinas de Matemática e Recreação/Lazer: 04 de outubro de 2011.
         Data de início oficinas de Xadrez Tradicional, Taekwondo e Informática e Tecnologia da   Informação: março de 2012.

6. Programas/ Oficinas:
6.1. Matemática: O ensino da matemática tem passado, ao longo dos anos, por sucessivas reformas. Mesmo assim o fracasso escolar matemático continua. O objetivo desta oficina é fazer com que o aluno veja a matemática como um conhecimento que pode favorecer o desenvolvimento do seu raciocínio, de sua sensibilidade expressiva e estética e de sua imaginação (PCN’s 1997). O que se almeja é que a matemática seja um meio facilitador para a estruturação e o desenvolvimento do pensamento do aluno e para a formação básica de sua cidadania. É importante que a Matemática desempenhe, equilibrada e indissociavelmente, seu papel na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento, na agilização do raciocínio dedutivo do aluno, na sua aplicação a problemas, situações da vida cotidiana e, no apoio à  construção de conhecimentos em outras áreas curriculares.
      6.2. Recreação/Lazer: A Recreação/Lazer é uma proposta de Ensino Aprendizagem construtivista e sociointeracionista, onde a aprendizagem se dá pela interação numa dimensão individual e coletiva.
           A recreação se caracteriza por uma seqüencia de ações e atividades educativas com um objetivo, instigar processos internos de desenvolvimento mental para desenvolver a cidadania. Para que os alunos sejam capazes de produzir, reproduzir e criar o novo.
           As recreações desenvolvem habilidades, tais como: trabalha o equilíbrio, agilidade, rapidez, atenção, lealdade, tato, confiança, velocidade, resistência física, coordenação, memória, controle, força, observação, reflexão e habilidade em situações difíceis.
           A Recreação faz parte da dimensão humana, pois é um dos elementos fundamentais na socialização do indivíduo, na formação do caráter e da personalidade.

 6.3. Xadrez Tradicional: O jogo é uma das atividades mais antigas. É no jogo que o ser humano cresce e é através dele que a civilização se desenvolve. Por isso, os jogos e brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Dentro dessa filosofia a Escola desenvolverá no Programa Mais Educação, o jogo de xadrez, privilegiando o lúdico como ferramenta para o desenvolvimento do raciocínio lógico.
           A proposta pedagógica de inserir o jogo de Xadrez no processo de Ensino Aprendizagem visa preparar o aluno para que seja capaz de tomar decisões em situações que exigem o raciocínio lógico, e em busca de formar cidadãos íntegros através de uma atividade lúdica.
         
            O Xadrez auxilia na integração social, na organização do pensamento, na formação do caráter, no desenvolvimento da memória e da concentração, exercita a imaginação, assim como valoriza a iniciativa e a autonomia. No contato com os outros jogadores, a criança se integra e reconhece outros pontos de vista. Além disso, o xadrez trás os efeitos positivos que todos os esportes e jogos trazem, como, o espírito de competição, o respeito a regras e o saber lidar tanto com a vitória quanto, com a derrota.
     
      6.4. Informática e Tecnologia da Informação: Esta oficina visa melhorar a qualidade do processo de Ensino Aprendizagem, possibilitar uma educação voltada para o desenvolvimento científico e tecnológico e educar para uma cidadania global. Reforçando que a informática deve auxiliar o desenvolvimento da inteligência do aluno, bem como desenvolver habilidades intelectuais específicas.
          Esta oficina propicia o desenvolvimento de uma “Cultura Digital” na qual os alunos têm suas possibilidades de aprendizagem ampliadas pela interação com uma multiplicidade de linguagens.

6.5. Taekwondo: Taekwondo significa “caminho dos pés e das mãos através da mente”. O Objetivo do Taekwondo é através do treinamento, possibilitar ao praticante adquirir corpo e mente fortes e saudáveis, respeito, disciplina e humildade.
     Ao inserirmos o Taekwondo nas oficinas, temos o objetivo pedagógico de ensinar não só o Taekwondo como esporte, mas também como transformação do indivíduo, num processo de produção dos conceitos, colaborando para o conhecimento técnico, tático, prático e teórico. Desenvolver a autoconfiança, controle físico e mental, como defesa pessoal, ginástica para adquirir flexibilidade e saúde, um maior senso de disciplina, melhorar o rendimento escolar, a capacidade de concentração, o convívio familiar e social, reforçar as lideranças, aprender a respeitar as pessoas e fazer amizades.
     A utilização do Taekwondo como prática pedagógica auxilia a expansão do vocabulário motor, além de contribuir para as questões cognitivas, afetivas e psicomotoras.
“A prática das artes marciais, através de seus aspectos sociais, afetivos, culturais, filosóficos, educativos, de evolução motora e outros; busca o equilíbrio e a harmonia do ser”. (Viana, 1997)

“Há que reinventar constantemente a educação, o ensino, a aprendizagem, a escola, os alunos e os professores. Há que recriar o desporto, fabricando novas idéias e palavras e encorajando os homens a servir-se delas. Como tentativa de descoberta renovada do sentido da vida e da modalidade do nosso comprometimento com ele”. (Bento, 1999:06)

7.      Estratégias e recursos:   
            Após organizar os espaços, preparar o ambiente escolar para o desenvolvimento das atividades de Educação Integral, apresentar o Plano do Programa Mais Educação e a proposta de atividades à comunidade escolar, serão identificados os alunos que participarão das oficinas, que se desenvolverá no turno oposto às aulas regulares.
    O aluno, autorizado pelos pais ou responsáveis através de um termo de co-responsabilidade com a escola, deverá inscrever-se na(s) oficina(s) escolhida(s) e ou indicadas, comprometendo-se a freqüentar e participar das atividades.
    Será feito o registro dos alunos que participarão, explicitando qual foi o critério para selecioná-lo, qual a atividade de que participarão e qual o turno.
    Condições materiais em termos de equipamentos, mobiliários, materiais didáticos e serviços serão adquiridos e providenciados pela direção da escola e pela coordenadora do Programa Mais Educação utilizando recursos do PDDE/Integral.

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