quarta-feira, 21 de setembro de 2011

E.E.E.F. Dr. PAULO WESTPHALEN

A clientela da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Paulo Westphalen não difere das de outras escolas públicas da periferia de Palmeira das Missões: carenciada de modo geral, desestruturada pela falta de emprego ou atividade econômica.
Há toda uma população carente e trabalhadora. Não contando com empresas de grande porte, a população local vê-se obrigada a grandes deslocamentos, em busca de trabalho em outros bairros e cidades vizinhas, tendo como conseqüência a transferência e muitas vezes o abandono escolar.
Com índice expressivo de alcoolismo e uso de drogas, principalmente por parte dos jovens, a delinquência do entorno e a convivência com o crime banaliza a violência e a marginalidade. Esse contexto transforma nossos alunos em verdadeiros sobreviventes, para os quais o dia a dia se transforma em batalha na busca de qualidade de vida. A falta de áreas de recreação, lazer e cultura aprofundam ainda mais a instabilidade social do bairro, pois, aliada à falta de oportunidades de emprego, canaliza as energias da clientela para a violência. Dentro desse quadro, estudar, para uns, torna-se a única forma de escapar desse ambiente - e, para outros, uma atividade de rotina, desvinculada das finalidades que nos levam - direção, coordenação e docentes - á tarefa diária de oferecer-lhes as melhores condições possíveis de educação e inserção no ambiente social.
FILOSOFIA DA ESCOLA
Construindo saber e cidadania, através de uma educação em que cada indivíduo seja sujeito-agente crítico e criativo de sua história.


OBJETIVO GERAL DA ESCOLA
“Estabelecer a integração entre todos favorecendo a compreensão e integração com o mundo, enquanto cidadãos críticos, participativos e conscientes, tornando-se agente de transformação da realidade em que se vive.”
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
O processo ensino/aprendizagem tem por objetivos:
          Incentivar o desenvolvimento integral do aluno, respeitando-o como um ser sistêmico;
          Estimular o aluno a “pensar”, a ser capaz de vencer desafios;
          Proporcionar a integração permanente Família X Escola;
          Favorecer o aluno no processo de “vir a ser”;
          Enfatizar a autonomia, criatividade e senso crítico;
          Proporcionar uma aprendizagem significativa;
          Fortalecer os valores éticos de respeito à vida.
          Conhecer e valorizar a cultura de diferentes povos no desenvolvimento da humanidade.

METAS
- através de reuniões pedagógicas semanais, encontrar caminhos adequados e prazerosos para a concretização do processo ensino-aprendizagem, construindo, dessa forma, um ambiente estimulador e agradável. Uma pedagogia centrada no aluno e não nos conteúdos;e
conscientizando-se   da importância do trabalho em equipe para obtenção de um funcionamento integral da Escola, estimulando uma relação de igualdade, respeito e consideração mútuos,
e  do valor da avaliação como parâmetro diário para um replanejar constante e não como medida de valor inexorável;
- através de reuniões trimestrais, manter contato direto e transparente com a comunidade, construindo um relacionamento harmonioso de forma a que os pais percebam a importância de sua participação para a concretização de uma Escola de qualidade;- diálogo com os alunos para que os mesmos possam sentir-se estimulados a frequentar as aulas, percebendo que os conhecimentos adquiridos na Escola serão necessários para que possam enfrentar um mundo globalizado onde a mudança se faz diariamente.
- A implementação da educação integral e a melhoria dos processos pedagógicos da escola e, conseqüentemente, à melhoria do desempenho dos alunos.


PLANO DE AÇÃO - PROJETO MAIS EDUCAÇÃO – 2011
O Programa Mais Educação instituído pela Portaria Interministerial nº
17/2007 e pelo Decreto n° 7.083, de 27 de janeiro de 2010, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral. (Mais educação Passo a Passo –p7; sd)


JUSTIFICATIVA
Partimos do pressuposto que todo programa e ou projeto que venha a ser inserido na escola, deve vir para complementar e reforçar os objetivos propostos por esta instituição. Portanto acreditamos que o Programa mais Educação irá contribuir com nossa escola, visando principalmente à integração do aluno, em espaços de aprendizagem diferenciados. Nesse sentido propomos ações, possibilitadas através do Programa Mais Educação, como estratégias, para romper as desigualdades e injustiças sociais, presentes na nossa comunidade escolar.
                                                                                                                      [...] O que existe precisa ser visto como
a condição de uma ação futura, não como seu limite. Nossos questionamentos devem, então, provocar tensões e desafiar o existente (Moreira, 1999). Podem não mudar o mundo, mas podem permitir que o aluno o compreenda melhor. Como nos diz Bauman (2000), “para operar no mundo (por contraste a ser ‘operado’ por ele) é preciso entender como o mundo opera” (p. 242). (Revista MEC, Indagações sobre o currículo, p42, 2007)

METODOLOGIA DIALÉTICA
Uma metodologia de ensino dentro de uma perspectiva dialética parte de uma concepção de homem e de conhecimento que entende o homem como um ser ativo e de relações. Assim compreende-se que o conhecimento não é transferido ou depositado pelo outro (concepção tradicional), nem é inventado pelo sujeito (concepção espontaneísta), mas sim, construído pelo sujeito na sua relação com os outros e com o mundo. O conteúdo apresentado pelo professor deve ser trabalhado, refletido, reelaborado pelo aluno, para se constituir em conhecimento dele.  Sendo essa a dinâmica do conhecimento universal, vale para qualquer situação pedagógica. (Vasconcelos, 2002, s.d)
RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS
O programa se desenvolverá na escola com recursos humano já existentes, o qual completará sua carga horária com o Programa Mais Educação, é o caso do professor de educação Física; com convocação de 20h para a coordenação do programa; uma merendeira, contratada para fim específico; e oficineiros cujos recursos financeiros já estão a disposição da escola. Em relação aos materiais, estes foram adquiridos seguindo as sugestões do MEC e conforme a necessidade para o desenvolvimento das oficinas. Alguns materiais a escola já dispunha, portanto foi importante redimensionar os recursos financeiros a fim otimizá-los.
AVALIAÇÃO
A avaliação do processo de ensino e aprendizagem é realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática na escola, com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno, em relação à programação curricular. A avaliação não deve priorizar apenas o resultado ou o processo, mas deve como prática de investigação, interrogar a relação ensino aprendizagem e buscar identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades de uma forma dialógica.
O processo de aprendizagem tem que ser constantemente acompanhado e avaliado, de modo que, a partir daí, seja construída e reconstruída a tarefa de aprender e de ensinar.
A avaliação deverá ter como objetivo, além de explicitar os problemas da aprendizagem, para que esses possam ser superados, servir para orientar o aluno para que esse possa conquistar níveis de conhecimentos superiores, e para que isso se efetive, deve o professor se comprometer com o processo de avaliação, privilegiando o compreender e não a memorização.

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